sábado, 25 de maio de 2013

DIORAMA: O ATAQUE DA COBRA


Este meu diorama sobre a Campanha da Normandia, representa a passagem de um Sherman M4 105mm Howitzer nas ruas de Coutances. A cidade foi ocupada pela 4ºDivisão Blindada Americana durante a Operação Cobra, no final de Julho 1944.

Encontrei uma boa foto de época que serviu de inspiração para desenvolver o cenário de mais um interessante diorama...

A Operação Cobra compreendia 2 fases operacionais: No primeiro dia, foi a fase de rompimento, iniciado a 25 de julho com um assalto da infantaria americana através das defesas alemãs, que tinham sido bastante castigadas por um intenso bombardeio aéreo, dois dias antes.

A cidade de Coutances foi tomada durante a noite de 28 de Julho e este canhão alemão, foi abandonado pela sua guarnição após alguma resistência, como podemos observar pelos cartuchos e caixas de munição espalhados pelo chão. No segundo dia da operação, a 2º e 3º Divisões Blindadas americanas foram injetadas na batalha, começando assim, a fase de exploração da brecha. Ambas a 4º e a 6º Divisões Blindadas americanas, foram afuniladas através da cidade de Coutances que estava servindo de passagem na direção de Avranches, porta de entrada para a região da Bretanha.

Usei um set de infantaria americana da DML/Dragon. Adicionei mais um infante de resina da Verlinden. Observe o ouriço feito com madeira balsa e arame farpado trançado a partir de fios de cobre. As placas de sinalização, são impressos da Royal Model.

Esta árvore foi feita a partir de uma raíz, cuidadosamente arrancada após uma visita ao campo e devidamente hidratada. As folhas foram coladas uma de cada vez, com cola branca e depois de secas foram pintadas com óleos bem diluídos, em diferentes tons de verde e raw umber. As placas do muro são impressos Verlinden.

Uma boa visão do PAK 97/38 na esquina da rua, em posição de emboscada e abandonado pelas tropas alemãs em fuga.....Esta era uma boa arma para a defesa anti-carro, o calibre de 75mm tinha capacidade de perfurar a blindagem de qualquer tanque aliado, quando da época das ações na Normandia.

O Sherman do diorama é um M4 105mm Howitzer, da DML/Dragon. Este Sherman era um tipo de tanque relativamente novo, que começo a aparecer 2 semanas após os desembarques na Normandia. Fazia parte da Cia de Q.G nos batalhões de tanques para proporcionar apoio de fogo adicional.

O prédio foi feito de gesso, assim como também o pequeno muro com a árvore. O trabalho envolvido em esculpir e pintar o prédio mais o pavimento de paralelepípedos, ocupou cerca de 70% do tempo de modelismo gasto para concluir este diorama.

*Clique na imagem para visualizar melhor.

Agradeço a sua Visita!!!