sábado, 4 de agosto de 2012

THE DUKW IN HOLLAND, 1944-45

O DUKW era a versão anfíbia do caminhão de 3 eixos fabricado pela GMC. Este kit é da Italeri e pintei usando acrílicos da Tamiya XF-62. Depois que a demão de X-22 Verniz incolor estivesse completamente seca, apliquei o processo de whashing com os usuais Raw Umber e Burt Sienna e o drybrushing também foi com tinta à óleo. O DUKW até era um veículo grande, com os seus 9,4m de comprimento e pesava 5,9 Toneladas vazio ou 6,5 Toneladas de peso total com a carga.
Um veículo anfíbio de muita versatilidade, o DUKW participou dos desembarques na Sicília, Itália e em quase todas as operações de desembarque no noroeste do continente europeu, transportando mantimentos e tropas. Na sua estréia operacional de combate, o DUKW foi a arma secreta dos aliados na Sicília, ao permitir o reabastecimento nas praias que não possuíam as facilidades dos acessos de um porto, dessa forma as tropas aliadas podiam desembarcar em áreas não defendidas. As figuras são em resina e foram pintadas com enamels da Humbrol.
A capacidade de carga do veículo era de 2,3 toneladas ou 12 soldados equipados. O DUKW normalmente era usado para fazer o transporte dos mantimentos, munição e combustível dos navios até a praia de desembarque. O veículo não era blindado de forma que este movimento de mar-terra somente podia ser feito a partir do momento em que a cabeça-de-praia estivesse segura. O DUKW não era empregado durante a fase incial do assalto anfíbio, mas sim nas fases subsequentes da operação anfíbia.

* Clique na imagem para visualizar melhor.

Agradeço a sua Visita!