quinta-feira, 5 de julho de 2012

SOVIET M-30 122mm HOWITZER

O Obuseiro rebocado de 122mm M1938 (M-30) entrou em serviço no Exército Vermelho em 1939 após o programa de padronização ocorrido em Setembro de 1938. Normalmente haviam 36 canhões nas Divisões de Infantaria Motorizada (Motor Rifle Division), sendo dois Batalhões em cada um com 18 canhões distribuídos em 3 Baterias de 6 peças. Já nas Divisões de Tanques, o poder de fogo era maior, pois haviam 54 canhões em 3 batalhões com 18 canhões cada um, sendo 6 peças em cada uma das 3 Baterias.

O Exército russo fez amplo emprego desta arma. Eles foram principalmente usados ​​como armas de fogo indireto contra concentrações de tropas e fortificações de campo, e quando necessário, também disparava diretamente contra o avanço dos tanques alemães após a introdução da granada anti-carro, com capacidade de alto explosivo anti-tanque, que foram desenvolvidos em 1943.

O kit é da Zvezda e escolhi montar na posição de transporte. Pintei com acrílicos Tamiya XF-57 N.A.T.O Green e depois de aplicar uma capa de verniz X-22, apliquei o processo do whashing com os usuais tintas à óleo diluídos em thinner mineral. Depois de aguardar 24 horas para que tudo tenha secado, apliquei a técnica do drybrushing para deixar o kit na aparência da cor mais realista possível de uma peça de artilharia russa. Note as balizas de pontaria, com as suas cores bem características. Usei acrílico branco e escolhi um óleo na cor vermelho chinês, para a pintura das faixas. Este modelo de obuseiro faz parte de um diorama sobre a Batalha de Stalingrado.