sexta-feira, 6 de agosto de 2010

COMBATES EM CAEN - Normandia 1944

A partir da segunda semana de junho, pós Dia-D, os combates dos alemães entre britânicos e canadenses, estabeleciam que a cidade de Caen iria se tornar o foco das principais ações no Setor Britânico. A maioria dos intensos combates entre blindados, em junho e início de julho, aconteceram nas proximidades dessa cidade normanda.
Diorama Schwerpunkt Caen: 16th Divisão de Campo da Luftwaffe.
Caen e seus arredores era uma região decisiva para uma estratégia de sucesso, tanto para os germânicos quanto para os aliados e a sua posse determinaria o desenrolar da campanha em solo francês.
O 2th Exército Britânico tinha a expectativa de capturar Caen ainda nas 24 horas do Dia-D...muita pretensão dos ingleses desejarem que isso fosse possível. O fato foi que, por mais de um mês, eles tiveram que combater não somente a aguerrida infantaria alemã, pela posse da cidade, mas combater diante da precença das forças panzer, tecnicamente superiores aos blindados aliados. Os combates por Caen foram os mais intensos e sangrentos entre as forças blindadas, durante toda a Campanha da Normandia.

Diorama A Queda de Caen: Canadenses da 3th Divisão de Infantaria.
A estratégia aliada, dirigida pelos seus generais, procuravam manter a força blindada alemã nas vizinhaças de Caen, enquanto os americanos abriam caminho do lado oeste da cabeça-de-praia, vindos de St.Lô.

Diorama A Queda de Caen: Canadenses finalmente no centro da cidade.
As divisões panzers queriam ficar perto de Caen. Evitavam o quanto fosse permitido, de se envolverem no terreno compartimentado da região do Bocage, onde era o setor americano.
Os alemães na normandia tinham suas atenções principalmente voltadas para o terreno em torno de Caen , porque qualquer rompimento das defesas naquela posição, levariam as forças mecanizadas aliadas para o melhor terreno ao sul desta cidade, os campos mais planos e abertos, na direção de Falaise.
Os generais alemães estavam convencidos que a contra ofensiva sobre a cabeça-de-praia aliada era perfeitamente possível, e o setor de Caen era perfeito por ser a única área onde um ataque mecanizado na direção das praias podia ser viável.
Além disso, os alemães estavam otimistas que assim que as divisões panzer, que já se encontravam em curso para reforçar a normandia chegassem, eles poderiam desencadear o tão ansioso contra-ataque na direção das praias de invasão e assim eliminar o desembarque aliado.
As fotos que aparecem nesse artigo são de dioramas de minha autoria e tratam de uma série de trabalhos sobre a Campanha da Normandia. Os combates por Caen serão abordados em maior profundidade, quando da apresentação desses dioramas, futuramente a serem publicados neste blog.

Autor do Texto e Dioramas: Fábio Cunha.
Escala 1/35.
*Clique na imagem para visualizar melhor.