quinta-feira, 10 de setembro de 2009

POLÔNIA 1939-Diorama

A idéia básica neste diorama é de apresentar uma cena de combate numa área urbana, onde um grupo de soldados alemães enfrentam resistência dos defensores de uma pequena cidade polonesa, próximo de Varsóvia, durante as fases finais na Campanha da Polônia, em Setembro de 1939.

O explicativo da cena é simples: Focaliza a infantaria alemã que, após destruir um tanque polones 7TP com um fuzil-anti carro PzB.39 (PanzerBuchse.39), tenta desalojar o inimigo que ocupa uma pequena rua estreita, onde vemos um soldado, jogando granadas na direção deles.

Procurei reproduzir um cenário com características dramáticas de um típico combate de infantaria em um ambiente urbano e dos imprevistos que envolvem este tipo de luta. Atenção especial foi dada ao tratamento das ruínas que compoê a cena do diorama, onde temos um interessante nível de destruição que atingiu a cidade por prolongados combates e de violentos bombardeios da aviação alemã.


KIT DO TANQUE: Mirage Polish Vickers 7TP pintado conforme o padrão do Exército Polones para a camuflagem de veículos blindados, modelo 1935.
KIT DE FIGURAS: Diferentes tipos da Tamiya e Dragon. Procurei respeitar o padrão do uniforme e equipamento usado pelos alemães, durante a Campanha na Polônia de 1939. O padrão do uniforme e equipamento é modelo 1935, tal como o Pz.B.39 e a Submetralhadora M35 Bergmann, que aparece na figura do oficial em pé protegido pelo veículo polones.
EXECUÇÃO DO DIORAMA, FOTOS E TEXTO: por Fábio Cunha.
Agradeço a sua Visita!!!